Publicada em 16/03/2016 às 08h34.
Falta remédios para pacientes com HIV em Pernambuco
Portadores do vírus denunciaram falta da medicação sulfato de atazanavir.

Falta medicamentos para pacientes com HIV no Estado. Nesta terça-feira (15), a reportagem recebeu denúncia de que um dos medicamentos usados na combinação de remédios do coquetel anti-Aids, o sulfato de atazanavir, está em falta há 15 dias no Hospital Correia Picanço, situado no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, “o estoque do medicamento deve estar regularizado ainda esta semana" na unidade de saúde.


Entretanto, outros retrovirais também estão sem ser redistribuídos aos portadores do vírus em Pernambuco. De acordo com o advogado da ONG Gestos, João Rodolfo Lima, são vários os remédios em falta.


“Não é só esse medicamento que está faltando. Tanto que estamos distribuindo aos pacientes um formulário para que eles preencham quando não receberem a medicação específica”, afirmou. Segundo o advogado, a instituição entra na Justiça individualmente para que as pessoas tenham acesso. O Ministério Público é o responsável por ações coletivas.


O jurista explica, ainda, os riscos que essas pessoas correm ao não receberem a medicação. “São vários riscos. O principal é que o organismo passe a não ter mais tolerância ao tratamento. Ou seja, pode haver necessidade de mudança do medicamento. Quando isso ocorre, há os efeitos colaterais. Em geral, graves”, declara. Além disso, há o aumento nas taxas de CD4, o que diminui a imunidade e aumenta o risco de contágio de doenças oportunistas. 


FONTE: FOLHAPE
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI