Publicada em 19/08/2025 às 11h52.
Defesa de Bolsonaro entrega a Moraes atestado médico após exames em hospital de Brasília
Ex-presidente foi diagnosticado com duas infecções pulmonares, além de esofagite e gastrite persistentes

Foto: Divulgação.


 A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou nesta segunda-feira ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o atestado médico que confirma sua ida a um hospital particular de Brasília no último sábado, para a realização de exames.


Moraes havia autorizado Bolsonaro a deixar a prisão domiciliar para o procedimento, com a condição de que o relatório médico fosse apresentado em até 48 horas.


O documento informa que o ex-presidente passou por exames de urina, sangue, endoscopia, tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia e colonoscopia.

Os médicos diagnosticaram duas infecções pulmonares, além de esofagite e gastrite persistentes, que exigem tratamento contínuo.


"Os exames evidenciaram imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração. A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensas, porém com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo", diz o boletim. 


Também recomendaram a manutenção de cuidados contra hipertensão, aterosclerose nas carótidas e coronárias, dislipidemia e refluxo, além de medidas preventivas contra broncoaspiração.


"Deverá seguir com o tratamento da hipertensão arterial, da doença aterosclerótica das artérias carótidas e artérias coronárias, da dislipidemia e do quadro de refluxo e esofagite, com medidas preventivas de broncoaspiração", diz o atestado médico.


Moraes já havia autorizado que os médicos indicados por Bolsonaro o acompanhassem em casa, sem necessidade de comunicação prévia ao Supremo, desde que observadas as medidas cautelares.


Em caso de internação urgente, o ministro determinou que o STF seja informado em até 24 horas, com comprovação médica.


Bolsonaro ainda sofre complicações decorrentes da facada sofrida em 2018, durante a campanha presidencial. Desde então, passou por nove cirurgias e foi internado pelo menos 13 vezes.



FONTE: FOLHA PE.




          

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI