Publicada em 03/06/2025 às 09h10.
Anvisa determina recolhimento de 'café fake'
Produtos de três marcas de café diferentes apresentam irregularidades e não devem ser consumidos

Foto: Divulgação.       


 A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (2), o recolhimento de três marcas de pó para o preparo de bebida. Os produtos são conhecidos como "café fake". A proibição é referente a comercialização, distribuição, fabricação ou realização de propaganda e uso das seguintes bebidas:

 

- Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café - Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.

 

- Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa - D M Alimentos Ltda.

 

- Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto - Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.

 

A medida foi adotada após inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que verificou as condições de produção. Nos três casos, os motivos da proibição são os mesmos.

 

Uso de matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos. Presença de matérias estranhas e com impurezas, denominadas incorretamente no rótulo como polpa de café e café torrado e moído, que na verdade eram cascas e resíduos de café.

 

Contaminação no produto acabado, indicando falhas nas boas práticas de fabricação, no processo de seleção de matérias-primas, e na produção e controle de qualidade do produto final.

 

Os rótulos dos produtos também continham imagens e informações que podem causar erro e confusão em relação à natureza do produto, podendo levar o consumidor a entender que o produto se trata de café.

 

Esses produtos devem ser recolhidos pelas empresas e não devem ser consumidos.



FONTE: AGÊNCIA BRASIL.




 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2025
Desenvolvido por RODRIGOTI