Publicada em 22/04/2016 às 22h33.
A notificação foi publicada na página do Facebook, após ser hackeada e ficar fora do ar nesta sexta.
Depois de ser pressionada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou nesta sexta-feira que as operadoras de telefonia estão proibidas de reduzir a velocidade da banda larga fixa, suspender o serviço ou cobrar pela pelo tráfego da franquia contratada. Na última segunda-feira (18), o órgão havia impedido a limitação da internet fixa "em caráter preventivo", por cerca de 90 dias.
A notificação foi publicada na página do Facebook, após ser hackeada e ficar fora do ar nesta sexta. Ainda segundo a entidade, as mudanças precisam ser realizadas 'sem ferir os direitos do consumidor'. O órgão ainda destacou que "não proíbe a oferta de planos ilimitados, que dependem exclusivamente do modelo de negócios de cada operadora".
O processo de proibição, ainda conforme a Anatel, passa a ser decidido pelo conselho diretor da Agência, que passará a ser responsável pela análise e decisões relacionadas. O julgamento ainda não tem data prevista para acontecer.
POLÊMICA - Em meio à polêmica sobre impor limites para o uso da internet no Brasil, o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a sofrer ataques hackers. Por volta da 0h desta sexta-feira (22), o perfil @anonopsbrazil no Twitter publicou um email no qual um relatório técnico revela as tentativas "de invasão":
"Pessoal,
Desde ontem a ANATEL está recebendo ataques pesados de DDoS que duram várias horas. Não cabe a mim discutir os motivos ou razões para o ataque uma vez que minha área é outra, mas fica a informação para caso vocês notem algum impacto em seus sistemas de gerência, afinal o pessoal está pegando tão pesado que já está impactando até a operadora. O último ataque passou de 4 gigabits, impedindo até mesmo o pessoal de SOC da operadora de acessar o roteador na ponta A, dentro da operadora mesmo. A maior parte dos IPs de origem são internacionais, provavelmente alguma botnet contratada para isso. Assim, se alguém constatar lentidão internacional, provavelmente uma parcela disso está indo para lá via
Algar em Brasília.
Tivemos em alguns momentos picos de 40 gigabits.
Agradeço comentários sobre qualquer comportamento anormal que vocês perceberem, seja nos IX ou em suas saídas para a internet mesmo. A coisa é a nível mundial, possivelmente devido ao pronunciamento do João Rezende, como todos vocês sabem.
Por favor, não tenho nada a ver com o posicionamento da ANATEL, só estou tentando fazer o meu trabalho. Se tiverem algum posicionamento a respeito da ANATEL, usem os canais próprios que ela tem para protestar.
Luzemário"
O pronunciamento citado no texto foi o realizado esta semana pelo presidente da Anatel, João Rezende, no qual ele disse que manter os planos de acesso à internet ilimitados tornaria mais elevado o valor a ser cobrado pelas empresas prestadoras de serviços. Os ataques que vêm sendo realizado fazem com que o site caia constantemente.
Ne10
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.