Publicada em 25/12/2015 às 11h09.
Aumento do nível do rio Paraguai tira 90 mil pessoas de casa no Natal
A situação ficou mais complicada devido à tempestade com vento e chuva que atinge a cidade e o departamento central.

Cerca de 90 mil pessoas foram deslocadas de suas residências por causa do aumento do nível do rio Paraguai, que passa pela capital Assunção, informou o departamento de Emergência e Desastres da cidade nesta quinta-feira (24). A situação ficou mais complicada devido à tempestade com vento e chuva que atinge a cidade e o departamento central. Quatro pessoas morreram após os carros em que viajavam serem atingidos por quedas de árvores.


O número de desalojados continua a crescer devido à alta do rio, que hoje se situou em 7,71 metros de altura, superando as previsões que calculavam 7,50 metros para o Natal, disse Víctor Peralta, diretor do departamento. A maioria deles vive em casas de madeira. O temporal provocou enchentes, blecautes em grande parte de Assunção e danos em muitos dos cerca de cem refúgios que abrigam os deslocados.


Segundo Peralta, a maior parte dos milhares de evacuados estão instalados nesses refúgios, embora alguns tenham ido para casas de parentes ou pessoas próximas. O diretor não descartou que o rio continue a subir e, com isso, eleve o número de desabrigados.


Do total de deslocados, cerca de 10 mil seguem fora de suas casas desde o aumento do nível em 2014, que deixou 85 mil afetados em Assunção. A atual alta nos níveis dos rios se deve às intensas chuvas originadas pelo fenômeno do El Niño, segundo a Secretária de Emergência Nacional.


FONTE: FOLHAPE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI